Atribuições

De acordo com o Artigo 6º do Regulamento da OUVIDORIA, o ouvidor tem as seguintes atribuições:

  • Receber demandas – reclamações, sugestões, consultas ou elogios – provenientes tanto de pessoas da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa;
  • Encaminhar aos setores envolvidos as solicitações para que possam:
    • No caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção;
    • No caso de consultas: responder às questões dos solicitantes;
    • No caso de elogios: conhecer os aspectos positivos e admirados do trabalho;
  • No caso de reclamações: explicar o fato, corrigi-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro;
  • Transmitir aos solicitantes, no prazo máximo de dez dias úteis, contados do recebimento da resposta do reclamado, as posições dos setores envolvidos;
  • Registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários;
  • Sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição;
  • Encaminhar novamente a sugestão, quando a mesma tiver sido acolhida pelas instâncias administrativas, porém, por alguma razão, ainda não realizada.